Redução da maioridade penal no brasil
Camila Emiko Miyasaki RGM: 267529
Redução da maioridade penal: contra ou a favor?
A redução da maioridade penal é um assunto que divide opiniões. O que acaba se tornando uma grande polêmica, já que ambos os lados possuem fortes argumentos.
Na mídia virtual, lugar onde ideias podem ser expostas de maneira simples, e enxurradas de notícias envolvendo grandes nomes da política são jogadas para nós todos os dias, as opiniões são diversas, e os argumentos infinitos.
O grande trunfo daqueles que não são a favor dessa mudança, digamos assim, é dizer que a redução não contribuirá para a diminuição da violência, já que hoje menos de 10% dos crimes de mortes estão envolvendo menores e que esta é a solução mais fácil e econômica para o governo. Que deveria investir na educação desses menores levando em consideração que a razão para a existência de prisões seja resgatar indivíduos marginalizados e após uma reeducação, introduzi-los novamente à sociedade. Sabemos que isso não acontece, pois, a taxa de reincidência criminal situa-se em torno dos 70% no Brasil. Um fato que comprova a ineficiência das cadeias para ‘’consertar’’ infratores. Logo, concluímos que a prisão não necessariamente resgatará os menores da marginalidade. Sem falar que as condições das prisões do país hoje, não estão suportando a quantidade de presos e os indivíduos estão sendo libertos pela falta de estrutura.
Para rebater estes argumentos, aqueles que são a favor da redução da maioridade penal se manifestam através da circulação da seguinte imagem pelo meio de comunicação mais utilizado no mundo todo, a rede mundial de computadores:
Muitos são a favor da redução desde que associada à criação de políticas públicas no sistema penitenciário que garantam a efetiva ressocialização do jovem infrator.
Diariamente vemos crimes com menores envolvidos, e os mesmo, muitas vezes após cometer crimes bárbaros, são condenados a internações socioeducativas que podem