Redu O De Ru Dos Em Experimentos
O presente experimento foi realizado com o intuito de chamar a atenção para os cuidados requeridos na transmissão de sinais. Foram demostrados alguns dos mecanismos básicos de interferência e apresentados os possíveis métodos para a redução do ruído causado por tais interferências.
Abaixo segue o esquema da montagem utilizada para a realização do experimento, explicitando os equipamentos utilizados, bem como as interligações entre os mesmos. Na imagem podem ser observados os seguintes componentes:
1) Simulador de carga – Foi utilizado um resistor como representante de uma possível fonte de sinal (um sensor), que posteriormente será analisado.
2) Linha de Transmissão – É o cabo constituído de material metálico utilizado para transmitir o sinal do equipamento de medição ou sensor, até o equipamento de análise do sinal, no caso em estudo, o osciloscópio (digital ou analógico).
3) Amplificador – É o componente responsável por amplificar o sinal gerado pelo sensor de medição, facilitando a sua análise nos casos onde o sinal é de baixa amplitude.
4) Osciloscópio – É o componente responsável pela leitura do sinal gerado pelo sensor. Neste é possível encontrar a melhor forma de representar o sinal obtido através do sensor.
O procedimento experimental baseou-se em submeter o conjunto do sistema de medição, compreendido por sensor cabos e osciloscópio, aos mecanismos básicos de interferência conhecidos e observar os resultados de tais interferências na qualidade do sinal que chega até o osciloscópio. Para isso foram utilizados outros condutores simulando sistemas de alimentação, que cumprem a função de interferir no sinal com a geração de campos elétricos e magnéticos. Também foram observados a interferência gerada pela configuração dos circuitos de aterramento destes equipamentos, e por aparelhos como telefones celulares e equipamentos que possam estar ligados no mesmo circuito de alimentação do aparelho de medição, como lâmpadas fluorescentes.