Redu O Da Maioridade
ILUSÃO
Dados oficiais mostram que, dos 21 milhões de adolescentes que vivem no
Brasil, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Já como vítimas, 36,5% das mortes de adolescentes são causadas por homicídios - para a população em geral, esse tipo de morte não chega a 5%.
Várias evidências apontam que o encarceramento de pessoas pode, segundo a ONU, acentuar ainda mais as vulnerabilidades dessa faixa da população à violência e ao crime.
A ONU defende que colocar jovens de 16 e 17 anos em presídios superlotados os colocará sob a influência direta de facções do crime organizado. Apenas 8,46% (OITO VÍRGULA QUARENTA E SEIS POR CENTO) das infrações praticadas por adolescentes atentam contra a vida (perfazendo cerca de 1,09
- UM VÍRGULA ZERO NOVE POR CENTO do total de infrações violentas registradas no País).
Embora o "recrutamento" de adolescentes para prática de crimes de fato ocorra, a redução da idade penal para dezesseis anos fará com que este patamar seja reduzido para quinze, quatorze anos ou ainda menos. Se tal argumento fosse válido para justificar a redução da idade penal, qual seria o limite etário a atingir?
“A resposta, que se espera seja unânime, somente reafirma a certeza de que a redução da imputabilidade penal, além de não ser a resposta para o problema da violência no País, para qual comprovadamente os jovens contribuem muito pouco, trará muito mais prejuízos do que vantagens à sociedade brasileira”
Colégio D. Pedro II
Série- 3º B
Profª- Faah Bastos
Alunos: Antonio Vitor, Adriel Melo, Fernanda
Lemos, Gabriel Souza, Juliana Lemos, Itana
Barros, Laira, karol Ramos, Krissia Bitencurt,
Wanessa Cecilia.
Referencias
• http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo
.
php?conteudo=255
• https://www.google.com.br/imagens
• http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/por-que-a-onu-e-c
ontra-a-reducao-da-maioridade-penal-no-bras