Redis
O que é o Redis
O Redis usa o conceito NoSQL. É basicamente um dicionário chave-valor.
Ou seja, cada chave está associada a um valor. O Redis armazena em memória RAM os dados, e de tempos em tempos transfere o conteúdo da memória para o disco se ocorreu uma determina quantidade mudanças nos dados.
O Redis também é conhecido como um data structure server(estrutura de dados do servidor) , por permitir o armazenamento de dados simples, como Strings e números, até estruturas de dados complexas, como Lists, Sets, Hashes e Sorted Sets.
Porque usar Redis?
Incrivelmente rápido
Leve e pequeno
Dados persistidos em memória/disco.
É OPEN SOURCE
Vantagens e Desvantagens
Vantagens: o acesso aos dados é realizado de forma ágil, sem acesso ao disco.
Desvantagens: ele não permite operações especiais, como joins do
SQL ou alinhamento de dados, sem falar que como os dados são todos armazenados na memória RAM, você precisa de espaço de memória disponível do mesmo tamanho da quantidade de dados que você vai armazenar, o que pode ser um problema.
Tipos de dados aceitos pelo Redis
Strings
Integers
Hash
Lists
Sets
Sorted Sets
Exemplo de como o Redis funciona
redis> set post “Aula de PI Filipe”
OK
redis> get post
“Aula de PI Filipe”
No exemplo acima, apenas setamos (set) uma chave chamada “post” com o valor “Aula de PI Filipe”, neste ponto associamos uma chave a um valor, que é confirmado com o “OK”. Posteriormente, ao utilizarmos o get, resgatamos o valor associado àquela chave.
Empresas que utilizam Redis
Tutorial de Redis
O site a baixo possui um tutorial que te dá uma boa noção de como é e como funciona o Redis. O bom desse tutorial que funciona via browser.
http://try.redis.io/