Rediduos solidos com folder
4137 palavras
17 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERPFaculdade de Negócios e Tecnologia da Informação – FACNET
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
5º. Semestre
ATPS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
E MEIO AMBIENTE
PROFESSORA EAD: Profº. Jefferson Teruya de Souza
TUTOR PRESENCIAL: Sebastiana de Fátima
TUTORA A DISTÂNCIA: Simone Nantes de Souza
BRASÍLIA/DF
26/04/2014
INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente e com os recursos naturais renováveis tem se tornado cada vez mais importante para a sociedade.
A percepção da sociedade acerca do tema cresceu a partir da década de sessenta, visto que muitas técnicas de gerenciamento ambiental não existiam ou eram utilizadas de forma insuficientes.
O tratamento integrado dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a qualidade de vida de uma comunidade, bem como para o desenvolvimento sustentável da sociedade, pois gerencia de maneira adequada os resíduos sólidos produzidos por ela, proporcionando benefícios sociais, econômicos e ambientais, bem como evitando consequências negativas originadas pela falta do mesmo.
É inquestionável a necessidade de implantar políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde nos diversos estabelecimentos de saúde, como hospitais, centros universitários, farmácias, clínicas médicas, entre outros. Para que isso ocorra, não basta apenas investir na organização e sistematização dessas fontes geradoras, mas, fundamentalmente, faz-se necessário despertar uma consciência humana e coletiva quanto à responsabilidade com a própria vida humana e com o ambiente. Nesse sentido, Formaggia (1995, p. 11) sugere que “os profissionais devam preocupar-se com os resíduos gerados por suas atividades, objetivando minimizar riscos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, bem como da população em geral, que possam vir a ter contato com os resíduos”. Schneider et l