Redes
1) CITE A DIFERENÇA ENTRE O ESQUEMA DE CRIPTOGRAFIA COM CHAVE SIMETRICA ASSIMETRICA
A criptografia simétrica
Usa a mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar dados.
Todas as partes que enviam e recebem os dados devem conhecer ou ter acesso à chave de criptografia.
Os algoritmos que são usados para a criptografia simétrica são mais simples
Não fornece não-repúdio (o não-repúdio previne que alguém negue o envio e/ou recebimento de uma mensagem).
A criptografia assimétrica:
Usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas, para criptografar e descriptografar dados (chaves privadas e chaves públicas).
É considerada mais segura do que a criptografia simétrica
Usa algoritmos mais complexos
O processo de criptografia é muito mais lento
Os dados criptografados por meio da chave pública só podem ser descriptografados com o uso da chave privada. Por outro lado, os dados criptografados por meio da chave privada só podem ser descriptografados com o uso da chave pública.
Fornece confidencialidade e não-repúdio. 2) DESCREVA O PROCESSO DE ASSINATURA DIGITAL Um arquivo assinado digitalmente geralmente compõe-se de:
Original (aplica-se inicialmente uma função matemática a esse arquivo, obtendo-se um resumo criptográfico (hash) desse arquivo
Assinatura Digital (Hash criptografado) O signatário de um documento ao aplicar a função hash está gerando uma espécie de impressão digital do conteúdo do documento. Permitindo verificar sua integridade.
Certificado do signatário. O próprio certificado digital é um arquivo assinado digitalmente, por uma Autoridade Certificadora, que é denominada como o 3º de confiança, isto é um elemento externo em quem os envolvidos no processo ( signatário e destinatário da mensagem ou arquivo) confiam.
Resumindo
Após gerar o hash, ele deve ser criptografado através de um sistema de chave