Redes
Transmission Control Protocol, Internet Protocol) utiliza, como meio físico de transmissão uma rede ethernet.
Os dados são transmitidos em formato hexadecimal. Esta variante permite utilizar vários masters e vários slaves numa mesma rede.
2. Como funciona o MODBUS PLUS É utilizada para aplicações de controle industrial, multimestre, e com uma velocidade de comunicação de 1 MB/s.
Esta rede permite a troca de dados entre todos os equipamentos sobre o bus. O protocolo é baseado no princípio de um bus de passagem de testemunho (Logical Token Passing). Cada estação de uma mesma rede é identificada por um endereço compreendido entre 1 e 64.
Os nós de rede são identificados por endereços atribuídos pelo utilizador. O endereço de cada nó é independente do seu local físico, está compreendido entre 1 e 64 (decimal), não pode ser duplicado e não tem de ser sequencial.
Os nós de rede funcionam como membros pares de um anel lógico, ganhando o acesso à rede, através da recepção de uma frame designada por “token” que funciona como testemunho.
O “token” é um grupo de bits que passa de um nó para o outro. Cada rede mantém a sequência de rotação do seu “token”, independentemente das outras redes.
Quando várias redes estão unidas através de bridges, o “token” não é passado através da bridge.
Quando passa o “token”, o nó pode escrever numa base de dados global que é enviada a todos os nós da rede em broadcast. Esta base de dados “Global Data” é transmitida como um campo dentro da frame “token”.
Outros nós monitorizam a passagem do “token” e podem extrair os dados que quiserem e tiverem sido programados para isso. A utilização da base de dados “Global Data” permite atualizar rapidamente alarmes, set-points e outros dados. Cada rede mantém a sua própria base de dados.
3. Como funciona o MODBUS PADRÃO
O Modbus é um dos protocolos mais utilizados em automação industrial, graças à sua simplicidade e facilidade de