redes
AULA 01 – Revisão de Programação I
1 Introdução à Linguagem C
O C é uma linguagem com Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se se declarar uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA.
1.1
FUNÇÃO printf()
Sintaxe: printf("expressão de controle", argumentos);
É uma função de E/S, que permite escrever no dispositivo padrão (tela). Usa o caractere % seguido de uma letra para identificar o formato de impressão. A expressão de controle pode conter caracteres que serão exibidos na tela e os códigos de formatação que indicam o formato em que os argumentos devem ser impressos. Cada argumento deve ser separado por vírgula.
Código
%d
%f
%c
%s
%ld
%lf
Significado
Inteiro
Float
Caractere
String
Decimal longo
Ponto flutuante longo (Double)
Pode-se indicar o número de casas decimais de um número de ponto flutuante. Por exemplo, a notação %10.4f indica um ponto flutuante de comprimento total dez e com 4 casas decimais. Entretanto, esta mesma notação, quando aplicada a tipos como inteiros e strings indica o número mínimo e máximo de casas.
Então %5.8d é um inteiro com comprimento mínimo de cinco e máximo de oito. O sinal menos (-) precedendo a especificação do tamanho do campo justifica os campos à esquerda.
Exemplos:
1.2
Código
Imprime
printf ("%-5.2f",456.671); printf ("%5.2f",2.671); printf ("%-10s","Ola");
| 456.67|
|
2.67|
|Ola
|
CONSTANTES
São valores que são mantidos fixos e inalterados. Seu conteúdo não pode ser modificado durante a execução de um programa.
Sintaxe: #define nome_constante valor
1.3
VARIÁVEIS
Aspecto fundamental de qualquer linguagem de computador. É um espaço de memória reservado para armazenar certo tipo de dado e tendo um nome para referenciar o seu conteúdo. Em C, toda variável precisa ser declarada e o armazenamento de um valor é realizado através do comando de atribuição.
1.3.1 Declaração de