Redes
Caracterização de
Sistemas Distribuídos
1.1 Introdução
1.2 Exemplos de sistemas distribuídos
1.3 Tendências em sistemas distribuídos
1.4 Enfoque no compartilhamento de recursos
1.5 Desafios
1.6 Estudo de caso: a World Wide Web
1.7 Resumo
Um sistema distribuído é aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens. Essa definição leva às seguintes características especialmente importantes dos sistemas distribuídos: concorrência de componentes, falta de um relógio global e falhas de componentes independentes.
Examinaremos vários exemplos de aplicações distribuídas modernas, incluindo pesquisa na Web, jogos online para vários jogadores e sistemas de negócios financeiros. Veremos também as tendências básicas que estimulam o uso dos sistemas distribuídos atuais: a natureza pervasiva da interligação em rede moderna, o florescimento da computação móvel e ubíqua, a crescente importância dos sistemas multimídia distribuídos e a tendência no sentido de considerar os sistemas distribuídos como um serviço público. Em seguida, o capítulo destacará o compartilhamento de recursos como uma forte motivação para a construção de sistemas distribuídos. Os recursos podem ser gerenciados por servidores e acessados por clientes, ou podem ser encapsulados como objetos e acessados por outros objetos clientes.
Os desafios advindos da construção de sistemas distribuídos são a heterogeneidade dos componentes, ser um sistema aberto, o que permite que componentes sejam adicionados ou substituídos, a segurança, a escalabilidade – isto é, a capacidade de funcionar bem quando a carga ou o número de usuários aumenta –, o tratamento de falhas, a concorrência de componentes, a transparência e o fornecimento de um serviço de qualidade. Por fim, a Web será discutida como exemplo de sistema distribuído de grande escala e serão apresentados seus principais recursos.
Coulouris_01.indd 1