redes
RA: 2514200314
Infraestrutura elétrica para redes de computadores
Objetivo: Fator de Potência
Fator de Potência
É um índice que mostra a forma como a energia elétrica recebida está sendo utilizada, ou seja, ele indica quanto da energia solicitada da rede concessionária (potencia aparente) está sendo usada de forma útil (potencia ativa).
Os aparelhos elétricos indutivos, tais como motores e transformadores, desenvolvem um campo magnético interno necessário para o seu funcionamento. Esse campo é formado pela passagem da corrente nos enrolamentos. Quando os equipamentos são alimentados em corrente alternada, a energia armazenada em forma de campo magnético tende a se opor à variação da intensidade da corrente, causando um atraso da corrente em relação à tensão. Como conseqüência uma parcela da corrente não realiza trabalho útil, produzindo o que se chama de energia reativa.
Portanto:
Potência Aparente (unidade: kVA). É fornecida pela concessionária.
Potência Ativa (unidade: W). Potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc.
Potência Reativa (unidade kVAr). Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É a potência trocada entre o gerador e carga sem ser consumida
S = V.I
P = V.I cosθ
Q = V.I senθ
A relação entre a potência ativa e a potencia aparente é denominado fator de potencia. O fator de potencia é na realidade o coseno do ângulo formado entre potencia ativa e aparente. Quanto menor for esse ângulo, menor será a componente reativa do sistema, e tanto mais o fator de potência irá se aproximar do valor unitário. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.
S(VA) =P(W) /FP ou
FP=P(W) /S(VA).
O valor do fator de potência fica entre 0 e 1.
A ocorrência de energia reativa em circuitos elétricos, sobrecarrega as instalações, ocupando uma