Redes
R:Flexibilidade;uma vez que ondas de rádio podem atravessar paredes, assim os receptores e transmissores podem ser colocados em qualquer lugar, até mesmo escondidos, dentro de paredes. Versatilidade; poder interligar os PCs sem precisar passar cabos pelas paredes. Tanto os notebooks quanto handhelds e as futuras webpads podem ser movidos livremente dentro da área coberta pelos pontos de acesso sem que seja perdido o acesso à rede.
2) Do ponto de vista da segurança, quais são os problemas de WLANS 802.11? Quais são os sistemas implementados para corrigir (atenuar) tais problemas?
R: Com um transmissor irradiando os dados transmitidos através da rede em todas as direções, um ponto de acesso instalado próximo à janela da sala provavelmente permitirá que um vizinho a dois quarteirões da sua casa consiga captar o sinal da sua rede. A primeira linha de defesa é o ESSID (Extended Service Set ID), um código alfanumérico que identifica os computadores e pontos de acesso que fazem parte da rede. O WEP, abreviação de Wired-Equivalent Privacy, promete um nível de segurança equivalente à das redes cabeadas. O WEP de encripta os dados transmitidos através da rede utilizando chaves de 64 (40+24) ou de 128 (104+ 24) bits. RADIUS, este é um padrão de encriptação proprietário que utiliza chaves de encriptação de 128 bits reais, o que o torna muito mais seguro que o WEP.
3) Cite algumas desvantagens que uma rede sem fio apresenta sobre uma rede convencional com fios?
R: Velocidade mais baixa, custo bem mais elevado, mais sujeitas a interferências, taxas de erros maiores se comparada a fibra ótica, questões de segurança,etc.
4) O que é o problema de uma estação perdida/escondida, e como o padrão IEEE 802.11 tenta resolve-lo?
R: O problema ocorre quando uma estação fica incomunicável por um período de tempo com o AP (ponto de acesso) por qualquer razão. A solução é da seguinte forma: