Redes
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
TRABALHO EM GRUPO:
SIMONE SILVA DE SANTANA CRUZ – MATRÍC.: 20110118621-6.
JULIO CESAR SOARES DE OLIVEIRA – MATRÍC.: 20110116153-1.
EDUARDO DE SOUZA SANTOS – MATRÍC.: 20110128973-2.
CAMADA FÍSICA E CAMADA DE ENLACE
TECNOLOGIAS DE ENLACE
As tecnologias de Enlace, apresentado a Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, como exigência parcial à aprovação na Disciplina de Redes de Computadores.
Professor: André Sarmento.
Rio de Janeiro
2011
TECNOLOGIAS DE ENLACE
A definição das especificações técnicas para a fabricação de produtos que garantem a compatibilidade e a interoperabilidade de comunicação entre os computadores ficou a cargo do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que criou o Projeto IEEE 802 para definir os padrões para os dispositivos físicos da rede (cabos, placas de rede e interfaces). Foram criados 12 comitês, porém trataremos de alguns deles.
* ETHERNET
O padrão IEEE 802.3 foi definido com base na Rede Ethernet, define uma rede em barramento e utiliza o método probabilístico de acesso denominado CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/ Collision Detection), onde todas as estações ficam verificando se há mensagens no meio físico e lêem o endereço de destino de todas as mensagens, mas só lêem as mensagens endereçadas para ela. Quando a estação quer transmitir uma mensagem, ela espera até que não haja nenhuma mensagem trafegando e envia a sua mensagem. Mas pode ocorrer de duas estações estarem transmitindo ao mesmo tempo ocasionando uma colisão. É o padrão mais utilizado, por isso é o que tem a melhor evolução, acompanhando as novas tecnologias tanto em meio físico como em velocidade.
Fig. 1
* WI-FI
O padrão IEEE 802.11 define uma rede sem fio, utilizando a tecnologia de espalhamento espectral na freqüência de 2,4 GHz. Utiliza o método de acesso denominado CSMA/CS (Carrier Sense Multiple Access/ Collision Avoidance) é