Redes
Sudo: Quem é e o que faz? Imagine o Clark Kent/Superman. Ele, como Clark Kent é apenas um jornalista. Para fazer as tarefas mais importantes do mundo ele se transforma em outra pessoa.
É mais ou menos neste conceito que o Ubuntu trabalha com você como usuário comum, você pode acessar a internet, escrever e-mails, digitar textos e mexer nas suas fotos, entretanto, você por si só não tem autonomia para fazer modificações no sistema, como deletar pastas do sistema ou instalar pacotes de programas.
Para fazer esta função você irá se identificar para o Ubuntu como Super Usuário através do comando sudo + o que você quer. Para continuar com a tarefa que você estiver querendo que o sistema realize como sudo, o Ubuntu irá lhe solicitar uma senha (autenticação de usuário), que normalmente é criada na instalação do sistema, só então ele começará a realizar a tarefa que você pediu.
O Terminal
O Terminal serve para entrar com comandos de administração do sistema, instalar programas e pacotes e outras atividades.
Nos dias atuais, a administração dos sistemas operacionais baseados em Unix está cada vez mais longe do terminal. Isto porque cada dia que passa, novas facilidades vão sendo incorporadas aos sistemas através da interface gráfica. Entretanto, algumas vezes teremos de recorrer ao uso do terminal, mas não se preocupe e não tenha medo dele.
Normalmente usaremos o Terminal para instalar programas através do comando apt-get, que será mostrado. Além do apt-get, é possível editar alguns arquivos de sistema, como por exemplo, o etc/tab ou sources.list.
O Terminal quando iniciado apresenta os caracteres desta maneira: seu_nome_de_usuário@nome_de_seu_computador:~$. O cifrão significa que você não é Super Usuário.
As extensões de arquivos
Extensões de arquivos são as terminações que vêm depois dos nomes dos arquivos e que determinam sua origem e qual será o software utilizado para abrir aquele determinado arquivo.
No Ubuntu, algumas coisas são um