Redes
Operacionais de Redes Livres
Aula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Aula 01: Software livre e introdução ao GNU/Linux
Objetivo: Explicar o que é software livre e mercado de software livre. Definir o que é
Linux, sua origem, uso atual e tendências para o futuro. Entender o papel da licença de software e mostrar o conceito de família Unix.
Software livre
A proposta desta disciplina é aprender como se administra serviços em rede trabalhando apenas com software livre. Então, para começar, temos que entender o que é software livre. Software, como sabemos, é a parte lógica. Dados e programas são software. Então, software livre é aquele em que o código-fonte do programa está disponível. E se está disponível, possibilita a qualquer um pegar esse código e usar como base em outro projeto. Normalmente, um projeto aberto é aquele que desenvolve algum programa colaborativamente.
É essa disponibilidade de código-fonte que facilita na criação de novos projetos, e por partir de algum código que já exista, sem necessidade de começar do zero. É claro que para disponibilizar software desse modo é necessário alguma modalidade de licença, senão qualquer um poderia dizer que é o proprietário, e assim, o objetivo de manter o software livre seria perdido. Além disso, é importante que novos projetos derivados de outros abertos também produzam software livre, caso contrário, correria-se o risco de interromper essa cadeia.
Alguns exemplos de licença são GPL (Gnu General Public Licence), BSD
(Berkeley Software Distribution) e Apache (Apache Software Foundation).
A licença GNU obriga a disponibilizar o código-fonte de projeto derivado de projeto com licença GNU, já BSD é bastante permissivo e não exige que o projeto derivado disponibilize o código-fonte. Essas diferentes modalidades de licença têm impacto no modelo comercial que a empresa adota.
Comercial? Sim, quem está produzindo software