redes
Arquitetura de rede é como se designa um conjunto de camadas e protocolos de rede. A especificação de uma arquitetura deve conter informações suficientes para permitir que um implementador desenvolva o programa ou construa o hardware de cada camada, de forma que ela obedeça corretamente ao protocolo adequado.
2. Qual seu objetivo em ter uma arquitetura de redes? Permitir o intercâmbio de informações, exemplo, entre computadores e impressoras.
3. Quais são as motivações para os fabricantes usarem uma padronização na arquitetura de redes?
A padronização das redes de computadores foi essencial no início da década de 80, e foi um dos principais motivos do grande crescimento observado nas redes. Antes da criação do modelo OSI. os sistemas eram todos baseados em soluções proprietárias e não permitiam a interoperabilidade dos fabricantes. Este fato gerava um grande desconforto aos usuários da tecnologia, que ficavam atrelados a soluções de um único fabricante. Se eles decidissem comprar a solução de uma determinada marca, eram obrigados a expandir com a mesma marca, o que era ótimo para o dono da marca e péssimo para o cliente, principalmente na hora de negociar preço.Os padrões foram criados para permitir que uma solução tecnológica única e padronizada pudesse ser implementada por diferentes fabricantes.
4 Qual é o papel de uma organização de padronização?
Como o próprio nome já diz , padronizar , ou seja buscara melhor forma de padrão de redes, que atenda tanto os fabricantes quanto os clientes. Padronização em rede de computadores pode ser dividida em dois tipos:
Padronização da indústria: É o tipo de padronização formal. Em geral esses padrões são desenvolvidos por entidades de padronização que funciona como um grande fórum, do qual fazem parte representante das indústrias, dos Governos, dos laboratórios das universidades e dos usuários. Alguns exemplos são:
IEEE (Institute of Electrical and Electronics