Redes
Tecnologias WAN: ATM/ISDN e DSL
Março de 2010
Instituto Superior de Engenharia do Porto – Departamento de Engenharia Informática – Redes de Computadores – André Moreira
1
WAN – Redes ATM
A tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode ) está disponível há bastante tempo, mas a expansão da sua utilização não foi a esperada.
Nas redes WAN tem actualmente uma base instalada apreciável, mas o seu objectivo inicial que era assegurar a interligação de nós finais nunca foi atingido.
Na altura em que a tecnologia ATM começava a ser usada em LAN, as redes Ethernet evoluíram para a comutação e aumentaram de taxa de transmissão, condenando o ATM em LAN devido ao seu custo mais elevado. Actualmente assiste-se a uma continuação deste processo e as redes
Ethernet começam a invadir o domínio ATM nas redes WAN com implementações 10 Gbps e 100 Gbps com alcances na casa das centenas de kilometros.
Instituto Superior de Engenharia do Porto – Departamento de Engenharia Informática – Redes de Computadores – André Moreira
2
Redes ATM – Canais e Caminhos Virtuais
As redes ATM apresentam várias características importantes, uma delas é a comutação com circuitos virtuais. Infelizmente as vantagens desta técnica são mais significativas se forem usadas entre nós finais e não em simples ligações dedicadas como acontece muitas vezes.
Os circuitos virtuais são aqui designados por canais virtuais e são identificados por números de 16 bits (VCI), os canais virtuais definem ligações lógicas entre aplicações nos nós finais.
Internamente a rede ATM faz o encaminhamento entre nós finais, não aplicações, para simplificar o trabalho da rede definem-se caminhos virtuais que são identificados por números de 12 bits (VPI).
>> Cada canal virtual (exterior da rede) pertence a um caminho virtual
(interior da rede).
>> Todos os canais virtuais com mesmo nó de origem e destino pertencem ao mesmo caminho virtual.
Instituto Superior de