Redes
Turno: Noturno
Campus Monteiro
Disciplina: Fundamentos de Redes
Professor: Bruna Alice
Aluno: Ronaldo Adriano Fernandes da Silva
PROTOCOLOS
SNMP. TELNET. SSH.
[pic]
Monteiro. Junho 2012.
Protocolo SNMP
[pic]
Definição do termo SNMP
SNMP significa Simple Network Management Protocol (que se pode traduzir por "protocolo simples de gestão de rede"). Trata-se de um protocolo que permite aos administradores rede gerir os equipamentos da rede e diagnosticar os seus problemas.
Princípio de funcionamento do protocolo SNMP
O sistema de gestão de rede baseia-se em dois elementos principais: um supervisor e agentes. O supervisor é a consola que permite ao administrador rede executar pedidos de gestão. Os agentes são entidades que se encontram a nível de cada interface que liga o equipamento gerido à rede e que permite recuperar informações sobre diferentes objectos.
Switchs, hubs, routers e servidores são exemplos de equipamentos que contêm objectos que podem ser geridos. Estes objectos podem ser informações materiais, parâmetros de configuração, estatísticas de desempenho e outros objectos que estão directamente ligados ao comportamento corrente do equipamento em questão. Estes objectos estão classificados numa espécie de base de dado chamada MIB (“Management Information Base"). O SNMP permite o diálogo entre o supervisor e os agentes a fim de recolher os objectos desejados no MIB.
A arquitectura de gestão da rede proposta pelo protocolo SNMP baseia-se por conseguinte em três principais elementos : • Os equipamentos geridos (managed devices) são elementos da rede (pontes, hubs, routers ou servidores), contendo “objectos geridos” (managed objects) que podem ser informações sobre o material, elementos de configuração ou informações estatísticas; • Os agentes, isto é, uma aplicação de gestão de rede que reside num periférico e encarregue de transmitir os dados locais de gestão do