Redes
COMANDOS DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX
1. Objetivo
Executar a lista dos seguintes comandos: man, ls, more, less, cd, date, info, apropos, mkdir, rm, cp, mv, find. E explicar o funcionamento de cada um.
2. Execução
man - Cada comando possui um manual, onde são citados todos os parâmetros e vários exemplos. Todos estes manuais são acessados através de um comando único, o "man". Para ver as (muitas) opções do "ls", por exemplo, use "man ls".
O man acaba sendo um componente essencial para quem usa muito a linha de comando, pois mesmo comandos simples, como o ls, cat, grep, tail, usados no dia-a-dia possuem mais parâmetros do que é possível memorizar.
ls - Serve para listar os arquivos e diretórios dentro da pasta atual. Na maioria das distribuições, a listagem aparece colorida, permitindo diferenciar as pastas e os diferentes tipos de arquivos.
more - Mostra o conteúdo de um ficheiro, mas apenas um ecrã de cada vez, ou mesmo output de outros comandos.
less - Permite fazer a paginação de arquivos ou da entrada padrão. O comando less pode ser usado como comando para leitura de arquivos que ocupem mais de uma tela. Quando toda a tela é ocupada, o less efetua uma pausa (semelhante ao more) e permite que você pressione Seta para Cima e Seta para Baixo ou PgUP/PgDown para fazer o rolamento da página.
cd - Serve para navegar entre os diretórios. Ao abrir o terminal, você começa dentro do seu diretório home Para acessar um diretório específico, especifique-o como parâmetro, como em "cd /etc". Para subir um diretório use "cd.." e, para voltar ao home, digite simplesmente "cd", sem parâmetro algum.
date - Exibe a data e a hora.
info - Uma variante do man é o comando "info", que contém manuais alternativos para muitos comandos. Enquanto os manuais do man são técnicos, desenvolvidos para serem manuais de referência, os do info normalmente utilizam uma linguagem mais simples, abordando apenas as opções mais comuns. Nem todos os comandos