Redes
Conceitos e Arquiteturas
1 Introdução a Redes de Computadores
As empresas têm um número significativo de freqüentemente instalados em locais distantes entre si.
computadores
em
operação,
As redes de computadores aumentam a confiabilidade do sistema, pois têm fontes alternativas de fornecimento de dados; ajudam a economizar dinheiro pois os PCs têm uma relação preço/benefício muito melhor que a dos computadores de grande porte; possibilitam a escalabilidade da rede.
Desde a década de 90, as redes de computação começaram a oferecer serviços para pessoas físicas: acesso a informações remotas; comunicação pessoa a pessoa; diversão interativa. Em resumo, a possibilidade de mesclar informações, comunicação e entretenimento certamente é uma nova e avançada indústria baseada nas redes de computadores atuais e futuras.
1.1 Hardware e Software de Rede
As redes de computadores podem ser classificadas em função da sua tecnologia: redes de difusão (broadcasting), redes de multidifusão (multicasting), redes seletivas
(anycasting) e redes ponto-a-ponto (unicasting).
Classificam-se ainda em função da sua escala:
• LAN (Local Area Network): 1m a 1 km – salas, blocos, prédios, campus – redes locais • MAN (Metropolitan Area Network): 1 km a 50 km – bairros, cidades – redes metropolitanas • WAN (Wide Area Network): mais de 50 km – estados, países – redes geograficamente distribuídas
As redes locais (LANs) têm quatro características: tamanho, tecnologia de transmissão, mecanismo de acesso ao meio de transmissão e topologia.
O tamanho das LANs é restrito: o pior tempo de transmissão é conhecido.
A tecnologia de transmissão das LANs consiste em um cabo (fios de cobre, fibra ótica) ou rádio (wireless LAN) que conecta todas as máquinas localmente. As LANs operam a taxas típicas de 1,5 Mbps a 100 Mbps, dependendo da tecnologia empregada, e operam com baixíssimas taxas de erros.
Francisco Adell Péricas
1
O mecanismo