Redes Veiculares
As redes veiculares apesar de apresentarem algumas características em comum com as redes móveis comuns, contém algumas particularidades : Alta Mobilidade Exigência de qualidade de serviço Dispositivos se movimentam apenas em cima das vias Precisam ser escaláveis
Modo infra - estruturado: os automóveis se comunicam apenas com unidades fixas presentes ao longo das vias; Modo ad - hoc : os veículos não se comunicam com unidades fixas, porém interagem entre si; Modo híbrido: os dispositivos móveis se comunicam tanto com unidades fixas quanto entre si.
Segurança no transito Entretenimento Assistência ao motorista
IEEE 802.11p › Camada Física › Camada de controle de acesso ao meio (MAC) IEEE 1609 › 1609.1 – Gerente de recursos (unidades de acostamento) › 1609.2 – formatos e processamento seguro de mensagens › 1609.3 – controle de enlace lógico, IPv6, TCP, UDP , WSMP › 1609.4 – modificações do IEEE 802.11 para operação em multiplos canais Baseado em topologia › Proativos Mantém uma lista de rotas para cada nó da rede que é periodicamente atualizada . › Reativos A rota é construída no momento em que é solicitado o envio de uma mensagem › Híbridos Uma solução intermediária, atualiza as rotas mais utilizadas .
Baseado em Posicionamento Provem alta escalabilidade pois não necessita manter informações sobre as rotas de todos os nós da rede . Requer que os veiculos possuam a informação sobre sua localização . Alguns necessitam de informações sobre as vias bem como mapas digitais .
Oportunístico Os protocolos do tipo oportunístico são voltados para situãções semelhantes às encontradas nas redes tolerantes a atrasos e desconexões em que o estabelecimento de uma rota fixa não traria bons resultados . › MoVe › MaxProp › SKVR Disseminação Estes protocolos são usados