Redes Sociais e Tecnologia Mobile
Redes Sociais
Estamos acostumados a relacionar redes sociais com internet e tecnologia, porém o conceito de rede social é mais antigo do que isso, antes do advento da internet como conhecemos hoje já existiam esse tipo de rede. Um exemplo de rede social “analógica” são as fanzines, revistas criadas por fãs que podiam tratar dos mais diversos assuntos como: músicas, poesias, filmes entre outros. Era um meio de interligar pessoas interessadas em um mesmo assunto sem a necessidade de um fornecedor centralizado de conteúdo.
Em ciências sociais, rede seria o conjunto de relações sociais entre um conjunto de atores e também entre os próprios atores. Designa ainda os movimentos pouco institucionalizados, reunindo indivíduos ou grupos numa associação cujos limites são variáveis e sujeitos a reinterpretações (COLONOMOS, 1995)
Para a Antropologia Social a noção de redes sociais busca apoiar “a análise e descrição daqueles processos sociais que envolvem conexões que transpassam os limites de grupos e categorias” (BARNES, 1987, p.163).
Web 2.0
A partir dos anos 2000 a internet começou a mudar, saindo do conceito popularizado na segunda metade da década de 90 onde simplesmente se consumia conteúdo para se torna a que chamamos hoje de Web 2.0. Essa evolução não foi uma simples evolução técnica e sim comportamental, os usuários saíram da atitude passiva de consumir conteúdo e passaram a produzi-lo, um exemplo disso é a Wikipédia, uma enciclopédia digital aberta, onde cada usuário tem a liberdades de utilizar, modificar e adicionar conteúdo a ela, tornando-a assim dinâmica. O termo Web 2.0, surgiu numa sessão de brainstorming na empresa MediaLive International, em Outubro de 2004, que sobre ele tecia as seguintes considerações:
“A Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver
aplicativos