Redes sociais e produção de texto
Grande parte da população tem acesso a redes sociais, seja em casa, lan house, na escola e através de telefones celulares. Existe uma grande variedade de chats, e-mail, de gêneros virtuais disponíveis nas redes sociais, sites de relacionamentos que chamam a atenção cada vez mais dos usuários, que acabam tendo acesso à internet cada dia mais cedo.
Muitas vezes, na pressa do dia-a-dia, ou na vontade de responder com rapidez um e-mail, ou estar conectado com vários amigos ao mesmo tempo, e até mesmo facilitar a resposta, erros na escrita e abreviações erradas de palavras são muito freqüentes.
As pessoas tem acesso a jornais, revistas e livros pela internet do que tendo o material em mãos. A internet facilitou a leitura, em apenas um toque você tem as noticias do dia, clima e temperatura ao seu alcance. Nas escolas, professores já trabalham com auxilio das redes sociais, criam grupos da sua disciplina em determinados sites, como facebook, onde, somente um determinado grupo de alunos ou uma sala de aula possa ter acesso , e postam vídeos, textos e artigos que serão debatidos em sala de aula, e a margem de alunos que estudam os artigos é grande comparada se tivessem um texto em mãos. Trabalham conteúdos encontrados na internet com o intuito de corrigir linguagens, produções textuais.
Trabalhar as redes sociais na sala de aula nos dias de hoje tem sido de grande importância, pois em uma sociedade cada vez mais digital, em que várias linguagens são usadas pelos usuários, a sala de aula necessita se comunicar com o mundo virtual, para que as aulas não fique pouco interessante e até mesmo aos olhos dos alunos. Através da redes sociais, sites de relacionamentos,e suas variações de linguagens, o aluno será capaz de ter uma opinião mais critica sobre determinado assunto, situações com classe social, sexo, raça, aparência física podem ser ocultados, possibilitando um maior contato entre indivíduos ou mesmo pessoas que se sentem