Redes sociais e ações preventivas policiais militares em rondas escolares
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PANORAMA, PELAS REDES SOCIAIS, DAS AÇÕES PREVENTIVAS POLICIAIS MILITARES EM RONDAS ESCOLARES DE SALVADOR
MESTRADO EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA
POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Salvador
2011
PANORAMA, PELAS REDES SOCIAIS, DAS AÇÕES PREVENTIVAS POLICIAIS MILITARES EM RONDAS ESCOLARES DE SALVADOR
Plano de projeto apresentado a Disciplina Metodologia da Pesquisa do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Universidade Federal da Bahia, como requisito de avaliação.
Salvador
2011
1. TÍTULO
Panorama, pelas redes sociais, das Ações Preventivas Policiais Militares em Rondas Escolares de Salvador.
2. PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO
A complexidade estrutural da problemática de segurança pública na esfera escolar insere no contexto diversos parâmetros sociais, como pais, familiares, educadores, agentes públicos, policiais e os próprios estudantes, e a análise desse sistema na busca de uma solução mais eficaz na redução de violência remonta à pobreza de informação quando avaliada sob aspecto de apenas uma dessas óticas, qual seja, da Polícia. Através das redes sociais, a comunidade pode interagir entre si intensificando o dimensionamento comportamental dos indivíduos. Questionando-se, então: o comportamento de violência escolar é passível de ser identificado através da interação nas redes sociais de modo a subsidiar a atividade de ações preventivas da polícia?
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral ▪ Correlacionar o comportamento de violência escolar a partir do levantamento da informação disponível pela sociedade escolar soteropolitana nas redes sociais.
3.2 Objetivos específicos ▪ Definir a ligação entre a informação das redes sociais na comunidade escolar de Salvador e os parâmetros de violência escolar;