REDES SOCIAIS: Desenvolvimento 11-16 anos
Para entendermos a influência das redes sociais na vida dos adolescentes, precisamos compreender como essa fase se desenvolve, pois é na puberdade que varias transformações acontece, sendo uma fase um pouco perturbadora, mas que modifica a vida do adolescente, que deixa de ser criança e passa a ter características de adulto.
A adolescência é um período natural, uma das etapas do desenvolvimento humano que ocorre depois da infância e antes da fase adulta. A palavra adolescência nos apresenta um significado de um novo nascimento, pois é nessa fase que ocorrem muitas mudanças, sejam elas físicas ou psicológicas, que caracterizam a vida de uma adolescente.
Para Rodrigues e Fernandes (2014), a incorporação da internet e de novas tecnologias em termos de saúde mental não só provocou importantes mudanças na visão e entendimento do mundo, mas perspectivou novos conceitos para o relacionamento do adolescente.
Rodriguez e Fernandes (2014), baseados na ideia de Luengo(2004), dizem que o acesso a sites de redes sociais se dão pela internet, rede de redes, que envolve virtualidade, esse meio supera barreiras espaciais, ponderando a necessidade de ver as mudanças no desenvolvimento tanto social como cognitivo.
2. DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA
A adolescência é um período natural e inevitável do desenvolvimento psicológico que integra todos nós seres humanos. Não existe possibilidade de fuga, se assim fizer corre-se o risco de provocar sérias consequências psíquicas emocionais. Adolescência é o processo do adolescer, período de intensas e significativas passagens, que são vivenciadas pelos jovens durante este período de amadurecimento. Adolescer vem do latim adulescens ou adolescens (homem jovem), como particípio ativo de adolescere (crescer). (CARJAVAL, 2001).
O ciclo da dependência infantil à independência adulta é um fato natural e inevitável, contendo, dessa forma, um elemento de descontinuidade. Contudo, esta transição se processa de