Redes sociais - definições e exemplos
Definições e exemplos
Introdução
Uma rede é um conjunto de itens, chamados vértices ou nós, com conexões entre eles chamadas arestas, como mostra a figura 1 ao lado. Existem muitos exemplos de rede em nossa sociedade atual, a grande Internet, a proeminente World Wide Web e por último, o assunto deste trabalho, as redes sociais que se encaixariam na definição de rede considerando as pessoas como os nós e suas ligações: amizade, trabalho ou parentesco como arestas.
Figura 1
Redes sociais no mundo real
Como já dito antes, rede social pode ser definida como um conjunto de pessoas ou grupo de pessoas que possuem padrões de contato entre elas (Newman, s.d.) que é constituída por interações que visam à comunicação, troca e ajuda mútua, e emerge a partir de interesses compartilhados e de situações vivenciadas (parentesco, vizinhança, local de trabalho, por exemplo) (Bastos, s.d.). Somente por esta definição podemos inferir que as chamadas redes sociais online, como o Facebook, o Orkut ou Google Plus, fazem parte, porém não representam sua totalidade. Para simplificar, podemos considerar dois tipos de redes sociais, a formal, onde seus membros interagem em ambiente organizacional, a formação destas redes ocorre por meios e formas variados, desde uma conversa informal com um colega de trabalho na hora do café, em encontro com os amigos após o expediente, em reuniões, congressos, listas de discussões, portais corporativos, até situações formalmente criadas com a finalidade de alcançar resultados específicos (Tomaél, et al., s.d.), e a informal, onde seus membros interagem fora do ambiente organizacional ou empresarial, estas se formam diversamente, uma conversa entre amigos, uma discussão sobre um jogo, quando um amigo introduz dois colegas em comum, por exemplo.
Redes sociais no mundo virtual
No ambiente virtual, as redes sociais se formam através de plataformas online, desenvolvidas de forma a espelhar as relações sociais humanas do mundo real,