Redes sem fio
4.1 – Endereçamento MAC
Em se tratando de uma preocupação de um bom funcionamento de uma rede padrão Ethernet ou Wi-fi, cada dispositivo responsável pela comunicação deverá ter um número único de identificação, definido pelo fabricante e controlado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Este permitiria, teoricamente, identificar um equipamento em relação a qualquer outro que fora fabricado mundialmente, sendo de um mesmo ou outro distribuidor ou fornecedor. Alguns modelos de placas antigas vinham com um mesmo número, havia então, a necessidade de utilizar um programa pelo fabricante para cadastrar um MAC único, de uma lista que acompanhava todo o pacote de placas.
***** Aqui irei adicionar imagens do prompt para mostrar como pegar os macs em LINUX e WINDOWS ...
Para se restringir um determinado acesso a uma rede sem fio, um dos meios pode ser o cadastramento dos dispositivos participantes. O MAC ele identifica de forma única cada interface de rede, apenas aqueles dispositivos, foram cadastrados, terão permissão para o acesso. Esse método de segurança é mais indicado para redes pequenas e ambientes com poucas mudanças, pois o fluxo de usuários e interfaces que entra e sai do cadastro, exigirá sempre alguma manutenção. O importante é se interar de que esse tipo de autenticação pode, no melhor do caso, identificar apenas o equipamento e não o usuário.
Essa é uma técnica que pode ser utilizada por clientes que desejam se conectarem com o concentrador correto. Com base no endereço MAC, o cliente realiza a configuração do endereço no concentrador. Dessa forma, poderá ter uma pequena certeza de que estará se conectando com o concentrador desejado, e não com um clone plantado por um atacante.
4.2 – WEP (Wired Equivalent Privacy)
Padrão desenvolvido para proporcionar um esquema de proteção de redes sem fio. Ele oferece criptografia, ou seja, seu objetivo é proteger os dados. WEP é um protocolo