Redes sem fio
Observações:
1. Entregar até o dia da AVII (03 ou 04/12/2012);
2. Um ponto a menos por dia de atraso, vale 20% da AVII e deve ser entregue impresso.
3. Trabalho individual. Cópias terão as notas divididas entre os participantes.
Marque as alternativas abaixo com as letras (C)erto e (E)rrado, apresentando justificativas para as alternativas marcadas como “(E)rradas”
(E) Para o perfeito funcionamento de um sistema ótico, dois parâmetros são relevantes ao projeto do sistema: o tipo de fibra utilizada e a potência de operação do transmissor .
Justificativa caso esteja errada:
Na verdade, os dois parâmetros são a margem de desempenho e a faixa dinâmica do receptor
(E) Os cálculos da margem de desempenho e faixa dinâmica de operação do receptor são efetuados para garantir as exigências de atenuação do enlace e perda de retorno máximas do sistema.
Justificativa caso esteja errada: Na verdade, os cálculos desses dos parâmetros devem ser efetuados para que se possa certificar de que o link óptico projetado atenderá às exigências de potência do transmissor e sensibilidade do receptor, mantendo a taxa de erros dentro de valores admissíveis.
(E) Para o cálculo da margem de desempenho do sistema ótico, deve ser feito o balanço entre o ganho do amplificador e a abertura numérica da fibra.
Justificativa caso esteja errada:
Na verdade, o cálculo da margem de desempenho do sistema óptico, deve ser feito balanço entre perdas admitidas no sistema e a atenuação do segmento.
(E) Faixa dinâmica do receptor , medido em Decibel/km, representa o parâmetro de desempenho do transmissor obtida pela diferença entre a potência de transmissão e o nível mínimo de recepção.
Justificativa caso esteja errada:
A faixa dinâmica é obtida pela diferença entre a sensibilidade do receptor e a máxima potência óptica suportada pelo receptor.
(C) Os cabos óticos evoluíram no sentido de existir um modelo para ambiente interno