Redes sem fio, Segurança na Rede GSM e Equipamentos de Radiação Restrita
IPUC
-
CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÃO
Sistemas de Comunicações Móveis
Luciano A. Bossi - maio/2014
TP 4 - Redes sem fio, Segurança na Rede GSM e Equipamentos de Radiação Restrita
Sobre a rede GSM, responda (obs.: material de consulta disponível no SGA)
1) Na rede GSM todas as transmissões são criptografadas e o assinante é autenticado no início das transmissões. i. Como é feita a autenticação do assinante na rede GSM?
A autenticação do usuário na rede é um processo iniciado pela própria rede e é realizado depois da identificação da estação móvel (IMSI ou TMSI) e antes da codificação do canal.Na rede celular temos o nó de rede chamado AUC (centro de autenticação), que é quem cuida da segurança dos assinantes. É responsável por autenticar os usuários da rede a fim de prevenir fraudes como clonagem. Seu sistema de autenticação e simples e eficaz, utilizando chaves e algoritmos de autenticação. O pacote utilizado para autenticação do assinante é chamado de Triplex. O triplex é gerado na AUC utilizando o IMSI do usuário. O fluxo de autenticação ocorre conforme abaixo:
1_ O subsistema de controle do procedimento de autenticação, presente na AUC da rede, transmite o número aleatório RAND (gerador randômico) para a estação móvel.
2_Após receber o número aleatório RAND, a estação móvel obtém a chave individual de autenticação Ki
(Individual Subcriber Authentication Key), armazenada no cartão SIM, com as três informações (IMSI, RAND e
Chave Ki) passando pela utilização do algoritmo A3, gerando assim a assinatura SRES.
3_O sistema de controle do procedimento de autenticação recupera a chave individual de autenticação da estação móvel (Ki) utilizando-se do IMSI, gerando a assinatura SRES com a utilização do número aleatório RAND e do algoritmo A3.
4_a Estação móvel transmite a assinatura SRES para o subsistema de controle do procedimento de
autenticação.