Redes sem fio (IEEE 802.11)
INFORMAÇÃO SOBRE O ARTIGO
Palavras-chave: Redes sem Fio; Protocolo
RESUMO
INTRODUÇÃO. Graças ao crescente avanço das tecnologias na área da comunicação, o uso das redes sem fio tem se tornado cada vez mais presentes, na vida das organizações e na vida das pessoas, motivado pela grande facilidade de uso e mobilidade que esta tecnologia oferece. OBJETIVOS. Dada a importância desta tecnologia, este artigo faz um estudo das redes sem fio 802.11 visando dar o conhecimento básico e necessário aos alunos do curso de redes de computadores. MÉTODOS. Estudo realizado com base em levantamento bibliográfico. CONCLUSÃO. Espera-se que o presente estudo possa oferecer ao leitor uma visão sobre a estrutura e funcionamento das redes sem fio 802.11, dando a base necessária para inseri-lo neste novo contexto.
A
1. Introdução
Inicialmente as tecnologias de rede sem fio eram proprietárias, apresentando problemas de compatibilidade entre os produtos que as utilizavam dificultando a comunicação sem fio para redes locais. Somada a este problema, as grandes vantagens como a mobilidade, flexibilidade e facilidade que as redes sem fio oferecem, motivaram um grupo de pesquisa, o IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) a criação de um padrão aberto, o padrão IEEE 802.11, visando o aperfeiçoamento, compatibilidade e maior utilização das redes sem fio para redes locais. Essas vantagens tornaram essa tecnologia o padrão das redes locais sem fio (Wireless Local Area Network - WLAN). Devido sua importância atual, o presente trabalho faz uma abordagem sobre a arquitetura deste padrão e seu funcionamento, com base em consulta bibliográfica.
2. Padrão IEEE802.11
O padrão aberto, IEEE 802.11, criado em 1999, pelo IEEE permitindo compatibilidade e garantindo a interoperabilidade entre os produtos de redes de diferentes fabricantes, foi fundamental para a crescente presença desta