Redes- Protocolo X.25
Características:
O protocolo X.25 baseia-se na tecnologia de comutação ou troca de pacotes. Os pacotes são enviados por um canal virtual e chegam ao destino sempre pelo mesmo trajeto.
O X.25 utiliza mecanismos de controle de fluxo e de erro. A largura de banda é fixa, que faz com que possa ser desperdiçada com a ausência de comunicação. Conjunto de protocolos padronizado pela União internacional de telecomunicações (ITU), para redes de longa distancia e que usam o sistema telefônico ou ISDN como meio de transmissão de dados.
A transmissão é feita de modo síncrono e full duplex.
É baseado em uma estrutura de rede analógica.
Trabalha com dois conceitos DTE (Data Terminal Equipment) e DCE (Data Circuit Terminating Equipment).O caminho entre o DTE e o DCE é, normalmente, uma rede pública, isto é, a rede da operadora de telefonia oferecendo este serviço.
História:
Foi lançado em 1970 pelo Tymnet;
Considerado o precursor do protocolo Frame Relay.
Desenvolvimento: A arquitetura permite o uso de dois tipos de pacotes de dados. No primeiro tipo, chamado módulo 8, o número do pacote e o número de confirmação utilizam 3 bits. No segundo tipo, chamado Módulo 128, o número do pacote e o número de confirmação utilizam 7 bits. O tamanho da janela do protocolo X.25. Dessa forma, em uma conexão usando pacotes Módulo 8, o transmissor pode enviar até oito pacotes antes de receber a confirmação do primeiro pacote pelo receptor. Em uma conexão usando pacotes Módulo 128, o transmissor pode enviar ate 128 pacotes antes de receber a confirmação de recebimento do primeiro pacote.
A escolha entre pacotes Módulo 8 ou Módulo 128 depende da implementação da rede. Em alguns casos, a escolha do tipo de pacote se dá quando a rede é implementada. Em outros, é possível escolher o tipo de pacote em cada chamada. A partir do momento em que uma conexão é estabelecida, não é possível alterar o tipo de pacote que está sendo usado
Tipo de