Redes privadas e virtuais
Serra
2012
Redes Privadas e Virtuais
Trabalho apresentado à disciplina de Redes e Protocolos. Serra
2012
Sumário
Introdução ------------------------------------------------------ 4
Segurança de Redes ---------------------------------------- 5
Redes Privadas Virtuais ------------------------------------ 21
Conclusão ------------------------------------------------------ 33 Referências Bibliográficas --------------------------------- 34
Introdução
A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos. A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
Segurança de Redes
Quando falamos em Segurança nas redes de computadores atualmente, fazemos uma grande referência à Internet, pois é nessa rede mundial onde os ataques aos nossos computadores ocorrem com maior freqüência.
Basicamente, dizemos que uma casa está segura, quando as vulnerabilidades dela foram minimizadas. Vulnerabilidade no contexto da computação, é qualquer fraqueza que pode ser explorada para se violar um sistema ou as informações que nele contém.
Dessa forma, temos várias possíveis violações de segurança em um sistema, ou seja, temos várias ameaças, dentre as quais destacamos:
– Destruição de informação
– Modificação da informação
– Roubo, remoção ou perda de informação
– Interrupção de serviços
Por definição, temos ainda o ataque, que é a realização efetiva de uma ameaça