Redes modulo 2
Um HUB atuam na camada física do modelo OSI. O hub permite interconectar múltiplos dispositivos de uma mesma LAN, agindo como se eles estivessem em um único segmento/barramento de rede. Todos as portas de um hub compartilham o mesmo segmento. As transmissões são feitas em modo half-duplex. Quando um pacote chega a uma porta ele é retransmitido para todas as outras portas do hub, fazendo com que todas as outras estações também recebam o pacote.
Em redes Ethernet, ao utilizar um hub, temos uma topologia lógica de barramento e as estações comportam-se com se estivessem todas ligadas a um único meio físico. Isso simplifica a transmissão de dados e reduz o investimento em equipamentos intermediários, mas em compensação traz um grave problema: as colisões de pacotes que ocorrem sempre que duas (ou mais) estações tentam transmitir dados ao mesmo tempo.
-------------------------------------------------
Uma explicação simples é que sempre que um pacote é enviado para os hubs, este pacote é enviado para todas as máquinas, o famoso broadcasts, que causa colisões de pacotes, que tem de ser reenviados, tornando a rede muito lenta.
-------------------------------------------------
HUB: opção barata e só deve ser usado em pequenas redes domesticas.
Os switches identificam as maquinas pelo MAC address, que é estático, ou seja, não muda, e também pelo o IP da máquina, evitando assim os conflitos de pacotes o que torna a rede mais rápida. A cada porta corresponde um segmento diferente, o que significa que não há colisões entre pacotes de segmentos diferentes ao contrário dos hubs, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.
Switch: para redes maiores de não necessitam de roteadores
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
2. Como podemos definir Fluxo de