Redes metabolicas
Entende-se por metabolismo, o conjunto de transformações que as substancias químicas sofrem no interior dos organismos vivos.
Essas reações são chamadas de reações químicas, que no metabolismo podem ser vistas como reações químicas intracelulares.
Reações químicas é o conjunto de substratos ou reagentes, substâncias químicas, que produzem o produto da reação, que também são substancias químicas.
O metabolismo, também pode ser chamado de vias metabólicas do organismo ou de rede metabólica, ambas as denominações, visam destacar o fato de que as atividades metabólicas estão amplamente interconectadas, pois o que é produto de uma reação poderá ser reagente da outra e vice versa.
Essas redes podem ser representadas por três principais tipos de grafos, o de composto, de bipartido e de reações. No grafo de composto, cada composto é associado a um vértice, e existirá uma aresta que vai de um composto Ci (reagente), para um composto Cj
(produto). Essas arestas irão identificas quais reagentes formam quais produtos. No grafo de bipartido, serve para tentar resolver os problemas que possam conter tanto reações quanto compostos, nesse tipo de grafo compostos e reações são vértices e há uma aresta de um composto S que vão para a reação R, se S for substrato de R haverá uma aresta de uma reação R para um composto P, caso
P seja um produto de R, sendo assim, não há arestas entre dois compostos e nem entre duas reações, formando as duas partições do grafo. No grafo de reações é um grafo orientado, onde cada reação é representada por um vértice e haverá uma aresta de Ri para Rj, se Ri for consumido por Rj, a principal vantagem desse tipo de modelagem é a capacidade de identificar uma relação direta entre as reações, possibilitando o reconhecimento e a busca de padrões.
Entendido o que são redes metabólicas, e como elas podem ser representadas, percebemos clara relação com o que foi aprendido no curso de comunicação e redes. Com o