redes fieldbus
Manufatura
de
Engrenagens
Cônicas
Hipoidais.
(Hypoid
BevelGear)
A necessidade de se construir uma célula especializada para manufatura de engrenagens cônicas hipoidais se deve ao grau de complexidade da geometria dos dentes e também pela exigência de alta produtividade.
As engrenagens cônicas hipoidais tem seu uso garantido principalmente na industria automotiva, tanto para veículos leves , como para veículos comerciais, tanto de uso urbano, como, os “fora-de-estradas”. Há também o uso garantido na industria naval, de médio e grande porte, e na industria aeronáutica, principalmente na construção de aeronaves de
“asas rotativas”( helicópteros).
Para uma melhor compreensão do conteúdo do trabalho, o mesmo será dividido em:
1.“ Um Pouco de História do Automóvel”;
2.“ O que é um diferencial”;
3.“ A necessidade do uso de engrenagens cônicas hipoidais em veículos”;
4.“ Manufatura Padrão klingelnberg”;
5.“ Aplicação de uma Rede Fieldbus” e
6.Conclusão e Comentários.
“ Um Pouco de
História do
Automóvel”
“ O que é um diferencial” O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que a principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.
Obs: para eixo dianteiro trativo ( que tem tração como o 4x4 , 6x6, etc), o semi-eixo está ligado ao conjunto planetário por meio de
“munhão”(cruzeta), ou conjunto trezeta-tulipa.
Quando um veículo anda em linha reta as suas rodas percorrem um mesmo caminho, portanto o número de giros das rodas sãoiguais. No entan-to quando o veículo faz uma curva, as rodas não fazem o mesmo percurso. Há uma circunferência menor a ser percorrida e outra maior.
Analisemos um veículo com tração traseira.
Vemos que foi preciso encontrar uma maneira de transferir a força do motor