Redes de cpmutadores
1775 palavras
8 páginas
Sumário 1. Conceitos e Composição; 2. Atenuação e limitações das fibras ópticas; * Absorção; * Espalhamento; * Curvatura; * Características do Guia de Onda; * Dispersão Modal ou Intermodal; * Dispersão Material; * Dispersão do Guia de Onda.Referência Bibliográfica http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/wdm1/Sistemasdetransmissoporfibraspticas.html Conceitos e ComposiçãoFibras ópticas, simplificadamente, são fios que conduzem a potência luminosa injetada pelo emissor de luz, até o fotodetector. São estruturas transparentes, flexíveis, geralmente compostas por dois materiais dielétricos, tendo dimensões próximas a de um fio de cabelo humano.Há uma região central na fibra óptica, por onde a luz passa que é chamada de núcleo. O núcleo pode ser composto por um fio de vidro especial ou polímero que pode ter apenas 125 micrômetros de diâmetro nas fibras mais comuns e dimensões ainda menores em fibras mais sofisticadas. | |
Ao redor do núcleo está a casca, que é um material com índice de refração menor. É a diferença entre os índices de refração da casca e do núcleo que possibilita a reflexão total e a consequente manutenção do feixe luminoso no interior da fibra.
Ao redor da casca, ainda há uma capa feita de material plástico, como forma de proteger o interior contra danos mecânicos e contra intempéries.
A diferença entre os índices de refração do núcleo e da casca é obtida usando-se materiais distintos ou através de dopagens convenientes de semicondutores na sílica. Essa diferença caracteriza o chamado “perfil de índices da fibra óptica”.
De acordo com seus perfis de índice, as fibras podem ser classificadas em “perfil de índice degrau” e “perfil de índice gradual”, que serão abordadas adiante. A capacidade de transmissão da fibra, suas frequências ópticas, níveis de atenuação e características mecânicas são determinados pela geometria, perfil de índices, pelos materiais e processos utilizados na fabricação da