Redes de comunicação
REGULAÇÃO DE TENSÃO EM SUBESTAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
LUIS ANTONIO FELBER
Itajubá, Julho de 2010
Universidade Federal de Itajubá Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
LUIS ANTONIO FELBER
REGULAÇÃO DE TENSÃO EM SUBESTAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Dissertação submetida ao Programa de PósGraduação em Engenharia Elétrica como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica.
Área de concentração: Sistemas Elétricos de Potência
Orientador: Prof. Dr. Hector Arango.
Julho de 2010 Itajubá - MG
ii
AGRADECIMENTOS
Ao Professor Hector Arango, pelo apoio, paciência, experiência e sabedoria, na condução deste trabalho. À CAPES e aos amigos e professores do GQEE, por acreditarem e apoiarem o meu trabalho. Aos demais professores e funcionários da Unifei, além dos funcionários da PRPPG pela dedicação e simpatia. Meus agradecimentos à minha família e meus amigos. Aos meus amigos da CEMIG pelo grande empenho e dedicação em me ajudar de todas as maneiras possíveis. Um agradecimento especial a minha noiva e futura esposa Swlyne pelo apoio, dedicação e paciência.
iii
RESUMO
O objetivo deste trabalho de dissertação é comparar as diversas metodologias de controle automático de tensão (CAT) em subestações de distribuição de energia elétrica, usadas pela CEMIG e por outras concessionárias de distribuição de energia elétrica, através do estudo do comportamento da tensão em regime permanente e das metodologias de regulação de tensão usadas. Esse trabalho foi baseado em um estudo de caso real, onde foram implementadas 3 técnicas de regulação de tensão em uma subestação de distribuição de energia elétrica (LDC, tensão constante e reta de carga) e foram feitas medições em vários pontos de uma linha de distribuição pertencente a essa subestação. Foi feito um estudo comparativo entre as