Redes de computadores
Pesquisa: Cabeamento estruturado
Área de Trabalho
A Área de Trabalho para as redes locais é onde se localizam as estações de trabalho, os aparelhos telefônicos e qualquer outro dispositivo de telecomunicações operado pelo usuário. Para efeito de dimensionamento, são instalados no mínimo dois pontos de telecomunicações em uma área de 10 m2.
O cabeamento na Área de Trabalho pode variar com a aplicação. Assim, adaptações que possam ser necessárias nesses locais deverão obrigatóriamente ser providas por dispositivos externos ao ponto de telecomunicações. Alguns desses produtos são: * Cabos especiais para equipamentos com conector diferente do RJ-45; * Adaptadores em "Y" que servem para trafegar voz e dados no mesmo cabo; * Adaptadores passivos tipo baluns; * Adaptadores para transição de pares; * Adaptadores tipo splitters ou drop boxes; * Terminadores.
Cabeamento Horizontal
O cabeamento horizontal interliga os equipamentos de redes, elementos ativos, às Áreas de Trabalho onde estão as estações. Assim como no cabeamento tronco, utiliza-se uma topologia em estrela, isto é, cada ponto de telecomunicações localizado na Área de Trabalho será interligado a um único cabo dedicado até um painel de conexão instalado no Armário de Telecomunicações.
Componentes
- Cabo de Manobra
- Painel de Conexão
-Cabo UTP
-Ponto de Telecomunicação (PTR) -Cabo de Estação
Cabeamento backbone
O cabeamento tronco, também denominado cabeamento vertical ou cabeamento do backbone da rede local, deverá utilizar uma topologia em estrela, isto é, cada centro de distribuição (Armário de Telecomunicações) deverá ser interligado à Sala de Equipamento, núcleo da rede, através de um cabo exclusivo. Não é recomendável utilizar mais do que um nível hierárquico de interconexão entre todo o sistema; desta forma, a interligação entre quaisquer centros de distribuição passa por apenas três painéis de