REDES DE COMPUTADORES
O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Informática com a temática redes dos computadores. Pode-se definir uma rede de computadores sendo um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos.
HISTÓRIA DAS REDES DE COMPUTADORES
Primeiramente 1960-1972: A história das redes de computadores iniciou por volta da década de 60, onde a rede telefónica, era a rede de comunicação que dominava o mundo, nesta a voz era transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre a origem e o destino. O desenvolvimento de minis e microcomputadores de bom desempenho, com requisitos menos rígidos de temperatura e humidade, permitiu a instalação de considerável poder computacional em várias localizações, ao invés de em uma determinada área, mas faltava um meio para unir estes computadores.
Apesar do alto custo dos computadores nesta década, pode-se dizer que com o surgimento da multiprogramação, começou a ocorrer à necessidade de interligar computadores de modo que se pudessem compartilhar informações entre diferentes usuários e diferentes regiões, esta necessidade surgiu naturalmente pela espera de acontecimentos futuros. O tráfego gerado por estes usuários, ocorreria em uma sequência de actividades, onde ao accionar um comando a um computador distante (remoto), este permaneceria por alguns instantes inactivo, explorando e aguardando uma resposta.
Período entre 1972 – 1980: Continuando o histórico das redes de computadores entre o período de 1972 a 1980:
Por volta de 70 começaram a surgir outras redes de comutação de pacotes como:
ALOHAnet: rede de microondas via rádio que interligava as ilhas do Havaí;
TELENET: comutação de pacotes comerciais da BBN baseada na tecnologia da Arpanet;
TAYMNET e TRANSPAC: rede de comutação de pacotes franceses.
O número de pequenas redes crescia cada vês mais sendo