Redes de computadores
PESQUISAR OS PROVEDORES DE SERVIÇO DE INTERNET (ISP), QUE ATUAM NO BRASIL DANDO EXEMPLO DE EMPRESAS, QUE OFERECEM OS SERVIÇOS DE INTERCONEXÃO INTERNACIONAL, SEPARANDO POR NIVEIS.
Geralmente, um ISP cobra uma taxa mensal ao consumidor que tem acesso à Internet embora a velocidade de transferência dos dados varie largamente. O termo formal para velocidade de Internet é largura de banda — quanto maior for a banda, mais alta é a sua velocidade. A velocidade de ligação à Internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga. As ligações dial-up requerem a utilização de linhas telefônicas, e habitualmente têm ligações de 56 Kbps ou menores. As ligações de banda larga podem ser RDIS, acessos de banda larga sem fios, cable modem, DSL, ligação por satélite ou Ethernet. A conexão de banda larga está sempre ligada (exceto o RDIS) e a velocidade varia entre os 64 kbps , 24+ Mbps(ADSL 2+) e 100+ Mbps(Fibra). A velocidade de download de arquivos, considerando o melhor cenário para fazê-lo, nunca será igual ao que é sincronizado pelo modem ADSL (Line Rate – Downstream (kbps)), embora as operadoras sempre tentem convencer o usuário do contrário. Os dados que são requisitados no download são encapsulados dentro de um pacote de controle, esse pacote de controle confere à rede ADSL uma perda de cerca de 16 %. As normas da Anatel rezam para que as operadoras esclareçam as características do que é contratado no contrato com o usuário.
Com a crescente popularidade do compartilhamento de arquivos, o download de músicas, vídeos e outros arquivos complexos e a procura geral por carregamentos de página mais rápidos, as ligações de largura de banda superior estão a tornar-se mais populares. Maiores ISPs no Brasil são: UOL, TERRA, VELOX, GVT etc.
INTERCONEXÃO NO BRASIL
A interconexão de redes é um tópico muito importante e que se tornou mais importante ainda após a privatização dos serviços de telecomunicações. Anteriormente, os serviços de