Redes de computadores
• Compreender as regras, modelos e normas para certificação de redes.
• Avaliar a viabilidade de investimentos em infraestruturas que possam ser certificadas e o retorno desse investimento quanto à infraestrutura e à credibilidade auferida para a organização, devido ao reconhecimento pela qualidade e segurança de funcionamento ininterrupto ou em missões críticas.
• Avaliar a utilização do cabeamento estruturado como forma de organização e melhorias no tráfego de dados, voz e imagens e observância de características técnicas em comunicação e telefonia. Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas, avalie as premissas para certificação e a necessidade e viabilidade da obtenção de certificação pelas empresas. Em seguida, responda às questões:
1. Qual a sua visão sobre os recursos e utilização do cabeamento estruturado nas redes locais em corporações e os benefícios quanto à organização física e tráfego de dados, voz e imagens? Os recursos são vários, temos diversas normas para a realização do cabeamento estruturado que pode ser bem complexo e bem eficaz na conexão dos equipamentos como servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.
A Organização é fundamental para melhorias, manutenção, enfim, qualquer detalhe que precise ser visto ou alterado será imediatamente identificado.
2. Quais os fatores técnicos, econômico-financeiros e de credibilidade que o processo de certificação das instalações das redes de computadores deve levar em consideração na decisão de optar ou não pela certificação de qualidade?
O processo de certificação faz inspeções no cabeamento e pode encontrar falhas que logo descobertas poderão ser imediatamente corrigidas para não surgirem novos problemas em cima dessa falha, isso evitaria eventuais prejuízos.
Com o resultado satisfatório o cabeamento recebe o certificado e portanto passa a ser confiável desse ponto de vista, afinal trabalhar com confiança nos equipamentos é muito