redes de computadores
Implementar o NAT dinâmico automaticamente cria um firewall entre a rede interna e as redes externas, ou entre a sua rede interna e a Internet. O NAT só permite conexões que têm origem na rede interna. Ou seja, um computador de uma rede externa não pode se conectar ao seu computador a não ser que o seu tenha iniciado o contato. Você pode navegar na Internet e se conectar a um site, e até mesmo fazer o download de um arquivo; mas alguém de fora não consegue pegar seu endereço IP e usá-lo para se conectar a uma porta no seu computador.
Em casos específicos, o NAT Estático, também chamado de mapeamento de entrada, permite que dispositivos externos iniciem conexões a computadores da rede interna. Por exemplo, se você quisesse ir de um endereço "global interna" para um endereço "local interna" específico, atribuído ao seu servidor web, o NAT estático habilitaria esta conexão.
*
O NAT estático (mapeamento de entrada) permite que um computador na rede interna mantenha um endereço específico quando se comunicar com dispositivos fora da rede
Alguns roteadores NAT fornecem filtragem extensiva e registro de tráfego. A filtragem permite que sua empresa controle os sites que os funcionários podem visitar na Internet, evitando que eles acessem material indevido. Você pode usar o registro de tráfego para criar um arquivo de registro de quais sites são visitados e gerar vários relatórios a partir dele.
O NAT às vezes é confundido com servidores proxy, mas há diferenças entre eles. O NAT é invisível para os computadores de origem e de destino. Nenhum dos dois percebe que está lidando com um terceiro dispositivo. Mas o servidor proxy não é transparente. O computador de origem sabe que está fazendo um pedido para o servidor proxy e deve ser configurado para fazê-lo. O computador de destino pensa que o servidor proxy é o computador de origem, e conversa com ele diretamente. Além disso, os servidores proxy geralmente trabalham na