Redes de computadores
Existem duas grandes famílias de software: software básico e software aplicativo.
A família de software básico inclui programas responsáveis por gerenciar e controlar os recursos de hardware. Nesta família encontram-se representados os sistemas operacionais, bibliotecas de serviços de saída de vídeo e de manipulação de banco de dados.
A família do software aplicativo inclui programas que auxiliam o usuário a realizar tarefas específicas. Uma característica normalmente encontrada em programas desta família é a presença de uma interface amigável com o usuário final.
Os mais conhecidos software aplicativo são processadores de texto e planilhas eletrônicas. Os primeiros auxiliam o usuário na redação de seus textos e documentos. Planilhas eletrônicas são muito utilizadas para apoiar atividades que incorporem o controle de dados numéricos. Com a popularização da Internet, outros aplicativos são bastante comuns: navegadores de Internet e clientes de correio eletrônico.
Processador de texto
Um processador de texto é um programa de computador destinado a editar e visualizar ficheiros (arquivos) de texto. Contrariamente aos editores de texto (ex: Notepad), os processadores de texto permitem formatar um documento de diversas formas.
Capacidades
Um processador de texto faz uso dos recursos do computador a fim de realizar tarefas que seriam impossíveis de realizar com uma máquina de escrever. Podemos gerar índices automáticos, verificar ortografia, editar estilos, inserir imagens e gráficos, tabelas, e muito mais, facilmente. Além disso, alguns processadores permitem criar documentos com ligações para outras páginas ou documentos, ligações a “sites” na Web e até mesmo animações.
Modelos de documentos
Muitos destes programas incluem vários modelos de documentos. Isto é, pode-se encontrar modelos de cartas, faxes, relatórios e vários outros tipos de documentos previamente formatados facilitando, assim, a criação dos nossos próprios