Redes de computadores
Linux user leo_jfa 01/09/2006
O Nagios é uma poderosa ferramenta de administração, podendo-se até dizer de manutenção da rede, visto que ele monitora em real-time os hosts de rede, mantendo nós, administradores, sempre informados da "saúde" da mesma, seja por meio de alertas SMS, e-mails ou até por mensagens via telefone.
Por: Leandro Moreira
[ Hits: 110876 ]
Conceito: 10.0 1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s)1 voto(s) + quero dar nota ao artigo
+ Favoritos Artigo Linux tela cheia Versão para impressora Indicar artigo Linux Indicar para um amigo Enviar artigo Linux Enviar artigo
Introdução
O Nagios é uma poderosa ferramenta de administração, podendo até dizer de manutenção da rede, visto que ele monitora em real-time os hosts de rede, mantendo nós, administradores, sempre informados da "saúde" da rede por meio de alertas SMS, emails e até por mensagens via telefone (isso mesmo, o Nagios liga informando que há algum problema na rede).
Nesse artigo abordarei a instalação e configuração do Nagios com e sem o MySQL. O uso do MySQL nos dá uma boa alternativa para guardar os logs, uma vez que da maneira convencional os logs são armazenados em arquivos de texto.
Esse artigo foi testado nas distros Debian e Slackware.
Instalando Nagios sem MySQL
Obtendo o Nagios:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/nagios/nagios-2.5.tar.gz
Preparando a instalação:
Antes de começarmos a instalar temos que criar, por questões de segurança, um usuário para o Nagios:
# groupadd nagios
# adduser nagios -s /bin/false -d