Redes corportativas
INTRODUÇÃO
Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais como computadores pessoais, servidores de documentos e arquivos, impressoras, câmeras de vídeo, e entre alguns desses equipamentos e o mundo externo.
Dentro de um mesmo prédio a rede transfere informações entre as diversas estações de trabalho (pessoas equipadas com um microcomputador), e outros equipamentos dessa corporação, com a finalidade de estabelecer comunicação entre pessoas e máquinas, propagando informações diversas, necessárias à operação da corporação.
A rede corporativa também transmite informações entre matriz e filiais. Com relação ao mundo externo, a rede pode conectar a corporação com a Internet e outras redes corporativas.
As informações transportadas são chamadas de dados e podem estar representando um texto, uma voz, um sinal de áudio, uma imagem ou um vídeo. Alguns dados representam eventos em tempo real, como um vídeo de monitoramento, um vídeo para conferência, ou simplesmente voz em conversa telefônica.
É quase um consenso entre os executivos e empresários atuais, principalmente aqueles que lideram empresas de missão crítica ou envolvidas com tecnologia avançada, atribuir alta prioridade à implantação e manutenção de sua rede corporativa, como forma de aumentar a produtividade e eficiência do negócio, podendo inclusive ser o diferencial que o levará à liderança em seu segmento de atuação.
As empresas estão, a cada dia que passa, mais exigentes com seus fornecedores, a fim de garantir o padrão de qualidade definido em seus próprios planos operacionais, que, por sua vez, se baseiam nas exigências de seu clientes. Isso não é diferente nas empresas públicas, que também estão valorizando o fator qualidade em seus fornecedores, como forma de redução de custos.
A rede corporativa deve ser projetada e implantada por uma empresa de engenharia especializada em redes