Redes cooporativas
A matéria que se pode encontrar no estado sólido, liquido ou gasoso é constituída por moléculas e estas podem ainda ser subdivididas em partículas menores que são os átomos.
Exemplo:
Estrutura do átomo
O átomo é basicamente formado por três tipos de partículas elementares: electrões, protões e neutrões.
Os protões e os neutrões estão no núcleo do átomo e os electrões giram em órbitas electrónicas à volta do núcleo do átomo.
Carga eléctrica das partículas
A carga eléctrica do electrão é igual à carga do protão, porém de sinal contrário: o electrão possui carga negativa (-) e o protão carga eléctrica positiva (+). O neutrão não possui carga eléctrica, isto é, a sua carga é nula.
Órbitas electrónicas
Num átomo, os electrões que giram em volta do núcleo distribuem-se em várias órbitas ou camadas electrónicas num total máximo de sete (K, L, M, N, O, P, Q).
Carga eléctrica do átomo
Em qualquer átomo, o número de protões contidos no seu núcleo é igual ao número de electrões que giram à volta dele, ou seja, a carga eléctrica do átomo é nula, pois a carga positiva dos protões é anulada pela carga negativa dos electrões.
Um átomo nesse estado está electricamente neutro.
Iões positivos e iões negativos
Um átomo quando electricamente neutro poderá ganhar (receber) ou perder (ceder) electrões.
Quando ele ganha um ou mais electrões, dizemos que se transforma num ião negativo.
Quando um átomo perde um ou mais electrões, dizemos que ele se transforma num ião positivo.
Exemplo: Se o átomo de sódio (Na) ceder um electrão ao átomo de cloro (Cl) passamos a ter um ião positivo de sódio e um ião negativo de cloro.
Electrões de valência
A órbita electrónica ou camada mais afastada do núcleo é a camada de valência e os electrões dessa camada são chamados de electrões de valência.
Num átomo, o número máximo