Redes 4g
4G são as siglas da quarta geração de telefonia móvel. Ainda não existe nenhuma definição da 4G, mas pode-se antecipar em que consistirá baseado no já estabelecido.
A 4G estará baseada totalmente em IP sendo um sistema de sistemas e uma rede de redes, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço de ponta a ponta de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Long Term Evolution (evolução a longo prazo), ou simplesmente LTE. A tal tecnologia de quarta geração ainda deixa muitas dúvidas em nossas cabeças. O que é exatamente o LTE e para que serve? Conheça um pouco mais dessa tecnologia que está sendo cada vez mais procurada.
O LTE é uma tecnologia móvel de transmissão de dados que foi criada com base no GSM (Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile)) e WCDMA (W-CDMA, abreviação de Wide-Band Code-Division Multiple Access (Banda Larga de Acesso Múltiplo por Divisão de Código)) . A diferença é que, dessa vez, a tecnologia prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, como acontecia em gerações anteriores. Isso proporciona uma rede de dados mais rápida e estável.
Aliás, quando o LTE foi criado, não existia voz trafegando sobre a rede. Para que a rede suportasse ligações, as operadoras precisaram adaptar a rede. Existem duas possibilitades: uma delas é de, no momento de receber a ligação, rebaixar o dispositivo móvel para a rede GSM/WCDMA. A outra possibilidade surgiu um pouco depois, com a criação do VoLTE (VoLTE (Voz sobre LTE): Esta abordagem é baseada no IP Multimedia Subsystem (IMS) da rede, com perfis específicos para controle e aviões de mídia do serviço de voz sobre LTE definido pela GSMA