rede
Padrão Descrição
802.3Ethernet (criado pela Xerox). Utiliza cabo coaxial, par trançado ou fibra ótica de 10 Mbps até 1 Gbps.
Token Bus (criado pela General Motors GM). Utiliza cabo coaxial de banda larga de 10 Mbps possui prioridade nas mensagens, utiliza passagem de ficha (token) e é pouco utilizado no Brasil. Apesar de estar em barramento, esse protocolo cria um anel lógico na inicialização da rede.
Token Ring (criado pela IBM). Utiliza par trançado STP de 4 a 16 Mbps. Essa é uma rede com alta confiabilidade. Também possui passagem de ficha (token) em um anel. Tem ainda a capacidade de trocar dados entre as estações sem colisão.
35Capítulo 1 • Introdução às Redes de Computadores
O termo token comentado nos padrões 802.4 e 802.5, se refere a um bit que circula pela rede com o objetivo de garantir que somente uma máquina irá transmitir seus dados a cada período de tempo. Somente a máquina que obtiver esse bit poderá transmitir dados, as outras deverão esperar o bit ficar livre para iniciar a transmissão dos seus dados.
1.7.1.4 ITU-T (International Telecommunications Union)
Antigo CCITT (Comité Consultatif International Téléphonique et Télégraphique – Comitê Consultivo International de Telegrafia e Telefonia). Foi criado 1992 e tem como objetivo formular e propor recomendações para telecomunicações. Temos como exemplo a definição do padrão da RDSI faixa larga (I.121 – Aspectos da RDSIFl, I.211 – Aspectos de Serviços, I. 327 – Arquitetura Funcional). As redes RDSI são utilizadas para o transporte de dados e imagem, utilizando linha telefônica digital com velocidade máxima de 128 Kbps. Essas redes não são largamente utilizadas em virtude da sua forma de cobrança, da limitação da sua velocidade e também em razão da evolução do padrão xDSL, mais especificamente do padrão ADSL.
1.7.1.5 EIA (Electronic Industries Association)
Formula padronizações técnicas dentro dos EUA e também contribui