Rede ufmg
Sistema de bibliotecas UFMG
Finalidade
Prestar serviços de informação técnico-científica que ultrapassem as expectativas da comunidade acadêmica, sustentando e colaborando com a UFMG para que ela permaneça dentre as mais bem conceituadas universidades do país.
Objetivos
* Provimento de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade; * Coordenação técnica, administração e divulgação dos recursos informacionais das 27 bibliotecas do Sistema.
Origem
* A criação da UFMG foi o resultado da união de diversas escolas e faculdades existentes em Belo Horizonte. Essas escolas e faculdades já possuíam bibliotecas próprias, que eram subordinadas aos seus respectivos diretores, e apresentavam orçamentos independentes. * Em 1968 Acontece a reforma universitária. Uma das alterações foi a criação da Coordenação de Bibliotecas Universitárias que tinha por objetivo coordenar tecnicamente as bibliotecas da UFMG, como a finalidade de normalizar os processos técnicos de formação, organização e utilização do patrimônio bibliográfico da Universidade. * Em 1972 é alterada a denominação da Coordenação de Bibliotecas Universitárias para a Biblioteca Universitária (BU) e determina que caberá à BU, por meio de uma política global, planejar e centralizar as atividades das bibliotecas das unidades acadêmicas e administrativas. * Em 1987 é apresentada a proposta de uma nova estrutura organizacional para a Biblioteca Universitária, em que todas as bibliotecas, em nível técnico, estariam definidas nos mesmos moldes. * Em 1996 ocorre a aquisição e implantação do software Virgínia Tech Lirbrary System (VTLS) para o Sistema de Bibliotecas da UFMG. A aquisição tem um grande impacto no Sistema, uma vez que promove a integração em rede das 27 bibliotecas setoriais. Essa iniciativa