Rede telefonica
TIPOS DE REDE INTERNA
Embutida – Quando as instalações passam por um conduíte ou eletroduto diretamente embutidas na parede.
Aparente – Quando não foi prevista a instalação da linha ou de um ponto telefônico e por este motivo não existe tubulação. Nesses casos o instalador faz a instalação sobre a parede.
Distribuidor Geral (D.G.) – Quando existem mais de cinco linhas telefônicas, no prédio da Escola, é exigido o Distribuidor Geral ou D.G. Caso a Escola se encaixe nesta descrição deverá ser criado o DG para a instalação da linha INTRAGOV.
IMPORTANTE: Estes são os pontos de partida da tubulação galvanizada que deverá ser providenciada, devendo chegar até o local do rack, definido pelo Dirigente da Escola.
A tubulação deverá ser galvanizada de 3/4”, conforme descrito no anexo 2- instalação elétrica, item 5. Para trechos maiores do que 15 metros é necessário uma caixa de passagem a cada 15m. O mesmo é reduzido a cada 3m para cada curvatura de 90º, ou seja, se tivermos uma curva no caminho, devemos colocar uma caixa de passagem após 12 metros, duas curvas temos uma caixa após 9 metros e assim por diante, e, nas duas extremidades do duto deverá ser feito o acabamento com bucha e arruela.
EMENDA COM TERMINADORES
É comum nas Escolas visitadas, o uso de roldana (Fig.2) com conector BLE2 conforme Fig.1, sendo neste ponto, nosso PTR, ou seja, ponto de transição da Rede de telefonia externa com a telefonia Interna. Caso a Escola não possua um DG, a tubulação deverá partir deste ponto. Deve-se tomar o cuidado para a tubulação não ficar vulnerável a penetração de água da chuva, deixando-a curvada para baixo.
Elementos de interligação
Fig. 1 – Exemplo de conexão com roldana e conector BLE
Fig. 2 – Roldana isoladora de porcelana, duas cavidades,com suporte. E Ferragem Olhal para prender o cabo de aço de sustentação do cabo telefônico para receber a fiação de companhias telefônicas.
BLI (BLOCO DE