Rede McDonald's
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Na rede McDonald’s, podemos observar evidências da teoria das relações humanas quando percebemos que os funcionários são incentivados ao estudo e crescimento profissional, também quando a empresa oferece incentivos, premiações e treinamento para o crescimento profissional do indivíduo. Há um orgulho da empresa no fato que mais da metade dos gerentes de restaurate começaram como atendentes.
Podemos ver um trabalho simples e repetitivo na empresa. Porém com base nessa teoria, citando que o nível de produção é resultante da integração social, o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo, as pessoas dão importância às recompensas ou sanções sociais, onde o respeito junto aos colegas se reflete em o operário produzir acima ou abaixo da média do grupo, manter uma ênfase nos aspectos emocionais, entre outras, percebemos que a rede McDonald’s tem suas preocupações com os seus funcionário no que diz respeito a essa teoria.
TEORIA COMPORTAMENTAL
A rede implementou um complexo sistema de trabalho, mas tem procurado oferecer aos seus funcionários desde condições básicas de trabalho, como salário e premiações, condições de trabalhar com equipamentos técnicos e tecnológicos de 1ª linha, iniciativas motivacionais, proporciona interatividades entre os funcionários, além de incentivar e proporcionar crescimento dentro da empresa.
Uma vez que a teoria diz que as pessoas têm suas necessidades em nível numa hierarquia de importância, relacionadas como primárias: fisiológicas e de segurança e as secundárias: sociais, de estima e de autorrealização. Podemos perceber essas preocupações da rede McDonald’s. Também não podemos deixar de relacionar que deve ser observado um problema grave, que é o da grande rotatividade de funcionários.
ENFOQUE SISTÊMICO E CONTIGENCIONAL
A rede McDonald’s tem se preocupado em manter como uma única estrutura, apesar de ser uma rede mundial e ter seus